• OCEANO // Fernando Serpa / ...Então procurei o mar_ E mirei seu horizonte_ Seus dons e sua extensão_ Vigiada pelo vento e pela luz da lua__ Distante_ Meus olhos escolheram aquele repouso_ Essa medida_ Essa energia_ Que à própria natureza se irmana__ Percebi com um olhar de lágrimas_ A potência estendida das águas_ E a imóvel solidão cheia de vidas_ Que agitava meu peito__ Provocando ondas de salgado peso e forte volume__ Como o tempo dos meus dias_ Um doce beijo de sal e de espumas_ Na praia, uma úmida fragrância_ De flor molhada__ A água e o vento combinados_ Fizeram-me tremer gelado_ Um medo tsunamico_ Triturou minha pele nua_ E encheu meu ser de tua substância__ Conheci as curvas do silêncio_ Seus rituais e suas crateras_ Que vigiavam minha nudez_ Então um relâmpago infindo_ Triscou no céu e caiu no oceano__ Tombei com o fogo azul__ De terra em terra_ De céu em céu_ De mar em mar_ Fui povoado de ausências e invadido por estátuas___ E a areia lavada testemunhou meu castigo__ Avançaram ainda mais em suas petricidades_ Com seus escudos e lanças_ Provocando uma guerra sem fim_ Dentro de mim__ Enquanto isso uma sombra deslizava_ Como um ser puro hospedado na tormenta_ Banhando de mel a voz do mar_ E os riscos apressados dos relâmpagos dourados__ Teria vindo do mar, como as ondas?_ Seria filha da luz, como as estrelas?_ Surgira das entranhas das ilhas?__ Era calada e tudo dizia_ Como um poema_ Que reinventa a vida__ ...então ergui a cabeça_ E vi a onda vinda do fundo_ Parida no universo abissal, elástica_ Levantada pela potência pura do oceano_ Este ser de seres submarinos_ Que abraça todos os nascimentos e mortes__ Levantei_ As pernas, trêmulas pelo cansaço das batalhas_ Se fortaleceram naquele momento_ E o medo fugiu__ Correram de encontro ao mar_ E num mergulho transbordou-se em claridade_ O olhar afogado do amor humano.___***

    PREMIO + CULTURA DE LITERATURA DE CORDEL


    PRÊMIO MAIS CULTURA DE LITERATURA DE CORDEL


     




    Equipe executora:


    Cleide Maria
    Dimas José
    Fernando Serpa
    Geni Silva
    José Ferreira
    Lucia Machado
    Nadia Carneiro
    Ricardo Pimentel


    Turmas participantes:


    6ª série A - Manhã
    8ª série - Manhã
    EJA 3 B - Tarde
    EJA 4 B - Noite


    OFICINA


    O projeto “Bullying – Um fenômeno social” teve início efetivamente com o primeiro encontro temático, realizado na ECLIN no dia 22 de março de 2012 das 15 às 17 h. com alunos da turma EJA 4 B, no turno da tarde. Sob orientação da professora Nádia Carneiro e registros do professor Ricardo Pimentel, tendo como oficineiro o cordelista Fernando Serpa




    A atividade de abertura foi uma explanação sobre o projeto, seguindo-se de algumas considerações históricas, linguísticas e visuais sobre a literatura de cordel contextualizando com a questão do Bullying escolar e o poder da arte como ferramenta de transmissão de conhecimentos. Ato contínuo deu-se início a realização de uma pesquisa de opinião através da aplicação um formulário, distribuiu-se entre os alunos o folheto de cordel: “Bullying - Um fenômeno social”, juntamente com um folder.

    Em seguida foi feita a exibição do vídeo-poema Bullying e de um debate sobre o mesmo.

    O segundo encontro aconteceu dia 22 de março de 2012, das 20 as 22h com alunos do EJA 4 D, no turno da noite sob a orientação da professora Geni Silva (Língua portuguesa) e registros do professor Dimas José. 




    Ato contínuo foi exibido um “slide show” enfocando: 1) Conhecendo a literatura de Cordel, 2) Estrutura literária e visual do Cordel, 3) O Poeta cordelista.


    O terceiro encontro realizou-se no dia 20 de abril de 2012, com os alunos das 6ª e 8ª série no turno da manhã, sob a orientação das professoras Lucia Machado e Cleide Maria (Língua portuguesa) na Biblioteca da escola. Teve como objetivo a produção de folhetos de cordel abordando tema “Bullying”.

    CORDELTECA

    A Cordelteca Patativa do Assaré ficou instalada na Biblioteca da ECLIN, conforme previsto no projeto. Constando de aproximadamente 250 títulos, de vários autores, além de artigos e estudos sobre Literatura de Cordel e um ambiente digital na internet (Observatório Bullying).



    EVENTO LITERÁRIO

    O evento literário de encerramento do projeto e apresentação dos resultados foi realizado no dia 20 de julho de 2012, às 19 h. na Biblioteca da ECLIN. Na ocasião foram realizadas:

    1) Leitura do relatório de atividades do projeto;
    2) Exposição xerográfica de capas de literatura de cordel e xilogravuras;
    3) Recital poético;
    4) Distribuição de folhetos do cordel: “Bullying” - Um fenômeno social;
    5) Exibição de vídeos;
    6) Roda de diálogo sobre Bullying.


    ................................................................................................................................................................................






    O MINC - Ministério da Cultura, através da DLLL- Diretoria de Livro Leitura e Literatura, iniciou os procedimentos para liberação (em 2 etapas) dos recursos aos premiados.
    Um destes projetos selecionados será realizado na ECLIN - "Escola Estadual Clídio de Lima Nigro", no bairro de Salgadinho, município de Olinda/PE.
    O Projeto: Bullying "Um fenômeno social". de autoria de Fernando Serpa em parceria com a ECLIN contou com a partiicpação de José Ferreira Neto (Gestor Escolar) e José Dimas dos Santos (Arte Educador).
    O Projeto prevê a realização de oficinas de literatura de cordel, evento literário, recital Poético e implantação de uma Cordeteca na Escola. O tema abordado; o Bullying escolar, será objeto de estudos,reflexões e ações preventivas.

    ...O BULLYING é uma agressão

    Que afeta nossa mente
    Em casa ou na escola
    Sem motivo evidente
    Causa dor e angústia
    Fere a alma da gente...

    ... Existe em qualquer escola

    É um problema mundial
    Zona rural ou urbana
    Primeiro ou segundo grau
    Seja grande ou pequena
    Privada ou estatal...

    ...Sem medidas efetivas

    A conseqüência existe
    A escola fica doente
    A maldade persiste
    Todos são afetados
    E a bondade desiste...

    ... Esta a grande atitude

    De uma escola que faz
    Menção a não violência
    A uma cultura de paz
    Vamos mostrar ao mundo
    Do que nós somos capaz...

    trechos do poema.

    © 2012 fserpa | Todos os direitos reservados - Designed by Serpa